Declare seu Imposto de Renda com Certificado Digital e Facilite sua Vida

O mês de abril já está quase chegando e para muitas pessoas, a declaração do Imposto de Renda é uma verdadeira odisseia. Mas a velha angústia para correr atrás de contador ou fazer por si mesmo sua declaração pode ser realizada com muito mais praticidade hoje em dia.

Neste artigo, vamos te dar uma boa dica para acabar com o estresse que antes era declarar o seu Imposto de Renda.

Declare seu Imposto de Renda com Certificado Digital

Sabia que se declarar seu imposto com antecedência, você antecipa sua restituição? Esta é uma das principais vantagens em sair na frente, planejar suas obrigações e antecipar sua declaração. Agora, existe uma facilidade que a maioria das pessoas ainda não sabem e que vai te ajudar muito neste momento. Você pode declarar seu Imposto de Renda com o seu Certificado Digital! E o melhor: é muito simples de se fazer.

Existem alguns tipos de certificados digitais, mas neste caso específico, quem possui o certificado do tipo eCPF tem todos os dados do CPF importados e consegue declarar seu Imposto de Renda com maior facilidade e segurança, sem nem precisar fazer o download do programa do IR, já que este certificado permite a opção de “Declaração Pré-Preenchida”.

Como Fazer Sua Declaração de IR?

Quando você utilizar a Declaração Pré-Preenchida, a grande maioria dos dados do seu CPF serão importados para o eCPF, mas é importante que você valide todos. Você não vai precisar baixar programas nem arquivos adicionais, realizando tudo pelo próprio portal da Receita Federal. Após conectar seu certificado, clique em Certificado Digital e digite o número do PIN.

Em seguida, você deve clicar em “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, “Preencher Declaração Online” e “2020”. Esta sequência de procedimentos dará acesso as declarações já realizadas nos outros anos e a declaração referente ao ano de 2020 vai estar constando como “não iniciada”. Hora de clicar no botão de adicionar e importar a sua declaração pré-preenchida.

O sistema vai direcionar você a criar uma nova senha para acessar a declaração, para que você possa interromper o processo, caso haja alguma necessidade de o fazer.

Você poderá acompanhar em seguida um resumo de sua declaração, com a quantidade de dados preenchidos até o momento. Como todo documento, é fundamental que você confira e identifique quais foram os erros encontrados, ao clicar no triângulo com exclamação no início da tela. Atualize seus dados e procure acessar os demais itens, para conferir tudo o que já preencheu e acrescentar algo que por ventura estiver faltando.

Para finalizar, basta clicar no botão “entregar”, conferir ou então preencher os dados bancários, aos quais você irá receber a sua restituição, se assim for o caso. Concorde com os termos e condições da declaração e efetue sua entrega.

Agora que declarou seu Imposto de Renda com sucesso, lembre-se de guardar o recibo em um local de fácil acesso, para o caso de precisar no futuro. Clique no botão Recibo e salve no seu computador.

Não fique para trás: facilite sua vida, declarando seu Imposto de Renda com o Certificado Digital.

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais para mais conteúdo como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *